e-Tec/EAJ lança Revista

Está circulando a primeira edição da Revista e-Tec. A publicação apresenta um resumo desde o pontapé inicial para a implantação do e-Tec na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) até a consolidação nos dias atuais. Passados 5 anos, faz-se uma retrospectiva para mostrar a evolução do programa e os resultados que têm transformado para melhor a vida de muitas pessoas, sobretudo as que moram em lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, as quais, agora, têm a oportunidade de estudar sem precisar sair de suas localidades ou abrir mão de outras atividades.

Esta edição especial da Revista e-Tec trás um apanhado de momentos importantes para mostrar quão bem sucedida e necessária se faz esta iniciativa. Os coordenadores gerais relatam como o programa foi implantado na EAJ, as dificuldades, bem como a evolução das ações e os frutos desta empreitada, por exemplo. Tem, ainda, uma seleção de registros das atividades desenvolvidas nos polos e um catálogo detalhando informações sobre os cursos oferecidos.

Em maio de 2012, a ação começou a se concretizar de forma tímida e bem planejada. No início, eram apenas quatro polos que atendiam a pouco mais de 200 alunos. Atualmente, o programa atende a quase 3 mil jovens e adultos em 12 polos localizados em onze municípios potiguares. No início de 2017, promoveu a maior formatura da EAJ, na qual colaram grau 271 alunos concluintes de 10 cursos técnicos. Recorde que, além de números, reflete o alcance e a qualidade da educação técnica a distância oferecida pela UFRN.

A preocupação com arranjos produtivos de cada região do estado, a atuação em áreas rurais e assentamentos, as aulas práticas e a importância da qualificação dos profissionais da educação também são destaques nesta edição. Além de uma sessão especial com alguns depoimentos de alunos, tutores e professores sobre a valoração do e-Tec para as suas respectivas formações profissionais e relatos de egressos dos nossos cursos que têm se destacado no mercado de trabalho.

Confira a versão digital disponível aqui!

Revista e-Tec março 2017 capa