Alunas do Curso Técnico em Agronegócio participam de Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo

Três estudantes do Curso Técnico em Agronegócio do Polo Itajá participam da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) realizada na Universidade de São Paulo (USP).

WhatsApp Image 2018-03-14 at 15.54.43

Maria Luiza da Cunha da Silva, Maria Joedna Santos da Silva e Raquel Rayane da Silva, que também cursam o ensino médio na Escola Estadual João Manoel Pessoa, apresentam o Adesina, um adesivo atóxico e de baixo custo para reparos domésticos feito da resina extraída de plantas como umbuzeiro e ciriguela.

Confira o vídeo de apresentação do trabalho aqui.

Uma das atividades do evento, promove uma competição de curtida no vídeos. Para participar basta assistir e curtir o vídeo disponível na página da FEBRACE.

A pesquisa das alunas, orientada pelos professores Kecya Monique Lopes de Figueredo e Ronison Inocêncio Nunes, visa à produção de um adesivo atóxico para reparos domésticos, utilizando a resina extraída de plantas típicas do semiárido nordestino.

“A resina vegetal é um polímero orgânico natural com propriedades de aderir. O termo adesivo inclui todos os produtos que são comumente conhecidos como colas, cimentos, pastas e selantes”, explicam as estudantes no banner do projeto.

Na exposição da pesquisa consta ainda que a mistura adesiva obtida apresentou aspecto gelatinoso que, quando aplicada a diversos materiais, uniu-os de forma eficiente. Além do mais, todos os materiais testados apresentaram resistência a sua separação após o tempo de secagem.