Rede e-Tec: cerimônia de colação de grau diploma 270 técnicos pela EAJ

Nesta sexta-feira, 16 de março, foi realizada a primeira sessão solene de colação do grau da Rede e-Tec Brasil na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), referente ao semestre letivo 2017.2.

O evento foi realizado no Ginásio Edilson Albuquerque em Macaíba e certificou alunos dos polos Macaíba, Monte Alegre, Natal, Touros e Vera Cruz nos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Alimentação Escolar, Apicultura, Aquicultura, Comércio Exterior, Cooperativismo, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

Assista aos melhores momentos aqui!

O vice-reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, presidiu a cerimônia e destacou a satisfação em participar da colação de grau de tantos jovens no mesmo dia em que a UFRN iniciou as comemorações dos seus 60 anos. De acordo com o professor, isso mostra a importância da Universidade e que a instituição tem cumprido seu papel no desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Além do vice-reitor, também estiveram presentes, o professor Júlio César de Andrade Neto, diretor da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias – Escola Agrícola de Jundiaí; o professor Ivan Max Freire de Lacerda, coordenador geral da Rede e-Tec Brasil na UFRN, além de tutores, coordenadores de curso e representantes de instituições parceiras.

O coordenador geral, Max Lacerda, que também foi paraninfo das turmas concluintes, comemorou a quarta formatura da Rede e-Tec. O professor destacou a satisfação de participar dessa etapa de formação na vida de jovens e adultos e os aconselhou a prosseguir na trajetória estudantil. Ele ressaltou ainda a importância da educação pública para o desenvolvimento social e defendeu um investimento crescente na modalidade técnica à distância para que os benefícios sejam estendidos para uma maior parcela da sociedade.

“Já são mais de 4 mil jovens e adultos com formação profissional assegurada pela Rede e-Tec somente na EAJ e isso representa muito para o estado do rio Grande do Norte e para o desenvolvimento das comunidades atendidas pelo programa”, destacou.

Ao todo, 562 jovens e adultos serão diplomados nos meses de março e abril de 2018. Além dos 270 presentes na solenidade em Macaíba, outros 292 formandos participarão de cerimônias em Apodi, Areia Branca, Assentamento Rosário, Assú, Caicó, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi.

A oradora das turmas concluintes Rosemeiry Rodrigues de Paiva, formanda em Multimeios Didáticos do Polo Vera Cruz, pontuou que a vivência do curso representa um processo de formação continuada e não apenas uma aquisição de títulos. Citando Paulo Freire ele falou sobre reconhecimento social e da possibilidade de ir além no crescimento profissional. “Que esse momento não represente o encerramento de um ciclo, mas o início, pois dialogaremos em nossas práticas com todos os conhecimentos aqui construídos”, ponderou.

 

As demais turmas concluintes participarão das sessões solenes em seus respectivos municípios:

Dia 23 de março: Polo São Paulo do Potengi;

Dia 23 de março: Polo Areia Branca;

Dia 24 de março: Polo Assu;

Dia 7 de abril: Polo Ceará-Mirim e Polo Assentamento Rosário;

Dia 14 de abril: Polo Apodi;

Dia 28 de abril: Polo Caicó.