Experiência estimula a humanização na atenção básica à saúde

Com o objetivo de refletir sobre a gestão de pessoas nos serviços de saúde, os alunos de Gerência de Saúde do Polo Pau dos Ferros participaram da experiência “Tenda do Conto”. A prática, desenvolvida inicialmente na rede de saúde do município de Natal, estimula os participantes a exporem suas emoções, criando um ambiente mais acolhedor para os usuários dos serviços de saúde. A atividade foi realizada durante o encerramento da disciplina Gestão de Pessoas.

O professor mediador Edmilson Araújo, responsável pela condução da atividade, disse que a atividade foi importante para a discussão sobre a prestação de serviço focada no usuário, começando pelo autocuidado entre os trabalhadores: “A Tenda do Conto permite resgatar o lado humano das pessoas que por vezes a formação profissional deixa esquecido. Quem aqui conta um conto aumenta um tanto de sua própria humanidade”, avaliou.

A metodologia é uma experiência exitosa da Política Nacional de Humanização (PNH) no Rio Grande do Norte, desenvolvida pela enfermeira Jacqueline Abrantes, como tecnologia de cuidado aos usuários da atenção básica à saúde. A prática busca abrir diálogo por meio da simulação de uma sala de estar à moda antiga e uma mesa sob a qual se colocam objetos trazidos pelos participantes, que ficam livres para contar suas histórias.