Rede e-Tec Brasil ofertará Pós-graduação em Tecnologias Educacionais

A Rede e-Tec Brasil ofertará, a partir do segundo semestre de 2018, o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais. A pós-graduação nasce com a expansão e a consolidação da Rede na UFRN, que oferta cursos de educação profissional e tecnológica semipresenciais em 30 municípios potiguares.

O objetivo principal do curso é qualificar profissionais de nível superior para se apropriar técnica e criticamente dos recursos tecnológicos educacionais frente aos desafios da atualidade.

As rápidas e contínuas mudanças que a cultura digital, através da internet e dos dispositivos móveis, tem ressignificado a transmissão de conhecimento. A Rede e-Tec na UFRN tem se empenhado em contribuir com a formação de mão de obra qualificada em EaD e tem-se atentado para a necessidade de se ter profissionais de educação atentos à evolução que se adaptem de forma eficiente e eficaz a essas transformações.

“Quando as salas de aulas extrapolam o limite físico, é preciso usar ferramentas que considerem as especificidades regionais, culturais e de acesso à informação as quais cada aluno está exposto e que, no final, garantam um ensino de qualidade a todos”, relata o projeto pedagógico que surgiu da necessidade de capacitar profissionais para suprir as demandas diárias da modalidade da EaD.

A Especialização em Tecnologias Educacionais apresenta-se como um meio de aprimoramento dos educadores, visando promover a mediação entre recursos tecnológicos e a prática educativa escolar; orientar e apoiar a comunidade escolar na utilização dos equipamentos tecnológicos disponíveis; e difundir as práticas de utilização dos recursos tecnológicos (planejamento, organização, execução e controle de utilização dos equipamentos e programas).

Para a primeira turma serão oferecidas 80 vagas, das quais 10% são reservadas para servidores da UFRN. Para se inscrever é necessário ter curso de graduação.

Carga horária e matriz curricular

O curso, que terá entrada anual e duração de 14 meses, conta com uma carga horária de 360 horas. As disciplinas serão divididas em três blocos:

Bloco 1
Fundamentos Psicopedagógicos da Tecnologia Educacional
Tecnologias Educacionais e Assistivas
Aprendizagem Eletrônica
Metodologias Ativas

Bloco 2
Produção Coletiva de Audiovisual
Projetos em Tecnologias Educacionais
Gestão da EaD e Análise de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Gamificação e Simulação em EaD

Bloco 3
Processos de Avaliação da Aprendizagem
Produção Coletiva de Texto Impresso e Digital
Metodologia de Pesquisa