Confira a Matriz Curricular da Especialização em Tecnologias Educacionais

A Especialização em Tecnologias Educacionais conta com uma matriz curricular variada e consistente para proporcionar ao egresso uma formação robusta na área. A carga horária de 360 horas será distribuída em disciplinas agrupadas em três blocos.

Especialização Tecnologias Educacionais STi matriz curricular

Confira as disciplinas que serão ofertadas e suas respectivas ementas:

Fundamentos Psicopedagógicos da Tecnologia Educacional – 30 horas
Introdução a Tecnologia Educacional (conceitos e visões). Inter-relacionamento das tecnologias educacionais e as mudanças de paradigmas pedagógicos na educação. Teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem aplicadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Conectivismo. Possibilidades de integração das Tecnologias Educacionais nos processos de ensinar e aprender.

Tecnologias Educacionais e Assistivas – 30 horas
Inclusão digital e social; conceito e classificação da tecnologia assistiva; problematização do uso da tecnologia assistiva; conceito de rede; a web como ambiente de aprendizagem; acessibilidade à Web; softwares educacionais (caracterização dos softwares, tipos de software educacional, aplicações para as diversas necessidades educacionais).

Aprendizagem Eletrônica – 30 horas
Conceito de Aprendizagem Eletrônica, características. Design Instrucional e a construção do Espaço Educativo. Aspectos básicos de e-learning, m-learning e de U-learning. A experiência de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA). Ferramentas de apoio a experiências m-learning.

Metodologias Ativas – 30 horas
Aprendizagem por Pares. Ensino Híbrido. Gamificação na Sala de Aula. Sala de Aula Invertida. Design Thinking para Educadores..

Produção Coletiva de Audiovisual – 45 horas
Introdução ao audiovisual. Função e estrutura do roteiro. Elementos básicos da fotografia. O som como elemento narrativo. Ferramentas de criação gratuitas. Produção e pós-produção: oficinas de podcast e curta-metragem.

Projetos em Tecnologia Educacionais – 30 horas
Aprendizagem Baseada em Projetos/ Problemas e suas implicações no ensino aprendizagem. O processo de Planejamento, Gestão e Avaliação de projeto. Desenvolvimento e aplicação de Projeto integrado às Tecnologias Educacionais.

Gestão da EAD e Análise de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – 30 horas
Conceito e análise de trilhas digitais de aprendizado. Aprendizagem Autorregulada. Metodologia Magister.

Gamificação e Simulação em EAD – 30 horas
Conceitos e conhecimentos sobre mídia imersiva, gamificação, cultura digital e Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais (TICD). Desenvolvimento da capacidade de articulação entre os processos de ensino-aprendizagem e a utilização de TICD na gestão e mediação desses processos educacionais Dentro do contexto das atividades de ensino-aprendizagem.

Produção Coletiva de Texto Impresso e Digital – 30 horas
Estudo da produção colaborativa. Planejamento e a elaboração coletiva de textos direcionados para mídias impressa e digital, ressaltando suas possibilidades e trabalhando as ferramentas que potencializam a construção e o compartilhamento das produções.

Processos de Avaliação da Aprendizagem – 30 horas
Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática do ensino presencial e à distância. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

Metodologia de Pesquisa – 45 horas
O trabalho científico. A pesquisa científica: natureza teórico-prática. As fases da pesquisa científica. Orientação individual para a construção e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

O primeiro curso de pós-graduação oferecido pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) através da Rede e-Tec Brasil na UFRN está com inscrições abertas até 18 de julho de 2018. As inscrições custam R$ 50 e devem ser feitas via Sigaa. O edital e todas as informações estão disponíveis em aqui. As aulas estão previstas para o segundo semestre de 2018.

Serão oferecidas 80 vagas para graduados em qualquer área do conhecimento, das quais oito são direcionadas para servidores efetivos da UFRN. O curso será a distância com aulas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e encontros presenciais na EAJ, em Macaíba. A pós-graduação terá duração de 14 meses com o investimento mensal de R$ 130.