CURSOS TÉCNICOS REGULARES

AGROPECUÁRIA

O objetivo do curso Técnico em Agropecuária é formar profissionais capazes de planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários na administração de propriedades rurais. O Técnico em Agropecuária deverá ter condições de atuar no monitoramento de programas preventivos de condições higiênicas na produção animal, vegetal e agroindústria; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Carga horária: 1.200 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim (Assentamento Rosário) e Macaíba
Coordenador: Mário Cardoso de A. Neto (mcardosozoot@gmail.com)
Matriz Curricular

AGROINDÚSTRIA

O curso Técnico em Agroindústria forma profissionais capazes de implantar, organizar e gerenciar atividades, empresas e instituições ligadas à agroindústria. O profissional formado deverá realizar atividades ligadas ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, com a qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, respeitando a legislação vigente, controlando o impacto ambiental da atividade. O Técnico em Agroindústria trabalha no controle do processo industrial, sugerindo melhorias e modificações; desenvolve novos produtos, além de atuar na identificação de oportunidades de negócios. Como profissional liberal ou empreendedor em atividades, poderá trabalhar como gestor ou administrador de micro e pequenas empresas, consultor técnico em atividades e prática agroindustriais.

Carga horária: 1210 horas
Polos ofertantes: Apodi, Assu e Macaíba
Coordenadores: Robson Rogério Pessoa Coelho (robcoe@bol.com.br) e Eronilson Vieira da Silva (eronilson@yahoo.com)
Matriz Curricular

APICULTURA

O objetivo do Curso Técnico em Apicultura é capacitar os profissionais para executar o planejamento, implantação, manutenção, a gestão de apiários, além beneficiamento e processamento de mel, própolis, geléia real e demais produtos da atividade apícola.

Carga horária: 1200 horas
Polo ofertante: Macaíba
Coordenador: Gunthinéia Alves de Lira (gunthineia@gmail.com)

Matriz Curricular

AQUICULTURA

O objetivo do Curso Técnico em Aquicultura é formar profissionais para o desempenho de atividades ligadas ao cultivo e manejo de organismos aquáticos, além de promover conhecimentos especializados em técnicas de cultivos, envolvendo estudos com algas,moluscos, peixes, peixes ornamentais e crustáceos.

Carga horária: 1210 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim (Assentamento) e Macaíba
Coordenador: Fábio Magno Silva Santana (emaildefabio@uol.com.br)
Matriz Curricular

COMÉRCIO EXTERIOR

O objetivo do curso Comércio Exterior é formar profissionais para atuar na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, como exportação, importação, contratação de transportadores, redação de contratos levando em consideração as políticas cambiais e alfandegárias.

Carga horária: 960 horas
Polos ofertantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Areia Branca, Caicó, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenador: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)
Matriz Curricular

COOPERATIVISMO

O objetivo do Curso Técnico em Cooperativismo é qualificar profissionais para atuar nas atividades de planejamento organizacional, execução, controle e avaliação dos processos e dos ciclos de gestão, nas diversas modalidades de cooperativas, como das áreas de crédito, saúde, trabalho, educação, hospitalar, turismo e lazer, infraestrutura e prestadoras de serviço.

Carga horária: 990 horas
Polos ofertantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Ceará-Mirim (Assentamento Rosário), Macaíba, Monte Alegre, Natal, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenador: Nildete Maria da Costa (nildete.etec@gmail.com)
Matriz Curricular

MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

O objetivo do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática é capacitar os participantes na montagem e manutenção de equipamentos de informática, bem como no suporte aos usuários dos recursos de tecnologia da informação. O profissional desta área analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes, instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos.

Carga horária: 1005 horas
Polos ofertantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, Natal, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz
Coordenador: Carlos Henrique Grilo Diniz (carlos.chgd@gmail.com)
Matriz Curricular

PROFUNCIONÁRIO

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O objetivo do curso técnico em Alimentação Escolar é qualificar trabalhadores que exercem funções relativas à alimentação escolar nas escolas das redes municipal, estadual ou federal a fim de aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e auxiliar no preparo de cardápios escolares de alto valor nutritivo, baixo custo, preparo rápido e sabor regionalizado e sazonal.

Carga horária: 1290 horas
Polos ofertantes: Areia Branca, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre e Vera Cruz
Coordenador: Tarcísio Augusto Gonçalves Júnior (tarelis@ig.com.br)
Matriz Curricular

MULTIMEIOS DIDÁTICOS

O objetivo do Curso Técnico em Multimeios Didáticos é qualificar trabalhadores para se apropriar, decodificar e mediar o uso dos recursos pedagógicos e tecnológicos na prática escolar. O técnico em multimeios didáticos deverá agir de modo planejado como educador, buscando a ampliação do conhecimento do educando, sua emancipação e autonomia, facilitados pelo uso dos recursos disponíveis na escola.

Carga horária: 1500 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenador: Alyson Moura Candido (alysom.moura@gmail.com)
Matriz Curricular

SECRETARIA ESCOLAR

O objetivo do Curso Técnico em Secretaria Escolar é qualificar trabalhadores a operacionalizar processos de matrícula e transferência de estudantes, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes, além de controlar e organizar os arquivos com registros da vida acadêmica, processos de registro de conclusão de cursos e colação de grau.

Carga horária: 1200 horas
Polos ofertantes: Natal, Macaíba e Touros
Coordenador: Maria Deuzeni Lopes (deuzenilopes@gmail.com)
Matriz Curricular

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

INGLÊS

Objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês é incentivar o aprendizado da língua inglesa, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Carga horária: 600 horas
Matriz Curricular

ESPANHOL

Objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras – Espanhol é incentivar o aprendizado da língua espanhola, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Carga horária: 600 horas
Matriz Curricular