ADMINISTRAÇÃO

O objetivo do Curso Técnico em Administração é formar profissionais com habilidade para exercer as funções administrativas e aplicar as ferramentas pertinentes e, com competência para assegurar as condições de funcionamento regular e eficiente da instituição em que atua.

Carga horária: 1.000 horas
Polos ofertantes: Martins e Mossoró
Coordenadora: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)

AGROINDÚSTRIA

O curso Técnico em Agroindústria forma profissionais capazes de implantar, organizar e gerenciar atividades, empresas e instituições ligadas à agroindústria. O profissional formado deverá realizar atividades ligadas ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, com a qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, respeitando a legislação vigente, controlando o impacto ambiental da atividade. O Técnico em Agroindústria trabalha no controle do processo industrial, sugerindo melhorias e modificações; desenvolve novos produtos, além de atuar na identificação de oportunidades de negócios. Como profissional liberal ou empreendedor em atividades, poderá trabalhar como gestor ou administrador de micro e pequenas empresas, consultor técnico em atividades e prática agroindustriais.

Carga horária: 1210 horas
Polos ofertantes: Apodi, Assu, Jaçanã, Macaíba e Vera Cruz
Coordenadores: Eronilson Vieira da Silva (eronilson@yahoo.com) e Robson Rogério Pessoa Coelho (robcoe@bol.com.br)
Matriz Curricular

 AGRONEGÓCIO

O objetivo do Curso Técnico em Agronegócio é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária regional e brasileira. Também, reconhecer a realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas, bem como identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do agronegócio e das principais cadeias produtivas. Ainda, reconhecer os processos e sistemas agroindustriais e de melhoria da qualidade de produtos e serviços agropecuários.

Carga horária: 1.200 horas
Polos ofertantes: Acari, Assu, Ceará-Mirim, Currais Novos, Itajá, Macaíba e São João do Sabugi
Coordenador: Mário Cardoso de Albuquerque Neto (mcardosozoot@gmail.com)

AGROPECUÁRIA

O objetivo do curso Técnico em Agropecuária é formar profissionais capazes de planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários na administração de propriedades rurais. O Técnico em Agropecuária deverá ter condições de atuar no monitoramento de programas preventivos de condições higiênicas na produção animal, vegetal e agroindústria; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

Carga horária: 1.200 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim (Assentamento Rosário) e Macaíba
Coordenador: Mário Cardoso de Albuquerque Neto (mcardosozoot@gmail.com)
Matriz Curricular

 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O objetivo do curso técnico em Alimentação Escolar é qualificar trabalhadores que exercem funções relativas à alimentação escolar nas escolas das redes municipal, estadual ou federal a fim de aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e auxiliar no preparo de cardápios escolares de alto valor nutritivo, baixo custo, preparo rápido e sabor regionalizado e sazonal.

Carga horária: 1290 horas
Polos ofertantes: Areia Branca, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre e Vera Cruz
Coordenador: Tarcísio Augusto Gonçalves Júnior (tarelis@ig.com.br)
Matriz Curricular

APICULTURA

O objetivo do Curso Técnico em Apicultura é capacitar os profissionais para executar o planejamento, implantação, manutenção, a gestão de apiários, além beneficiamento e processamento de mel, própolis, geléia real e demais produtos da atividade apícola.

Carga horária: 1200 horas
Polo ofertante: Macaíba
Coordenadora: Gunthinéia Alves de Lira (gunthineia@gmail.com)

Matriz Curricular

 AQUICULTURA

O objetivo do Curso Técnico em Aquicultura é formar profissionais para o desempenho de atividades ligadas ao cultivo e manejo de organismos aquáticos, além de promover conhecimentos especializados em técnicas de cultivos, envolvendo estudos com algas,moluscos, peixes, peixes ornamentais e crustáceos.

Carga horária: 1210 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim (Assentamento) e Macaíba
Coordenador: Fábio Magno Silva Santana (emaildefabio@uol.com.br)
Matriz Curricular

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O objetivo do Curso Técnico em Automação Industrial é formar profissionais para atuar no dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial contemplando a preparação de um profissional-cidadão, que além do domínio de competências técnicas, valorize uma atuação ética e com responsabilidade social.

Carga horária: 1.200 horas
Polo ofertante: Natal

COMÉRCIO EXTERIOR

O objetivo do curso Comércio Exterior é formar profissionais para atuar na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, como exportação, importação, contratação de transportadores, redação de contratos levando em consideração as políticas cambiais e alfandegárias.

Carga horária: 960 horas
Polos ofertantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Areia Branca, Caicó, Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenadora: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)
Matriz Curricular

CONTABILIDADE

O objetivo do Curso Técnico em Contabilidade é formar profissionais com conhecimentos e habilidades para apurar e controlar eventos da contabilidade em consonância com as exigências fiscais e legais relacionadas às organizações, bem como subsidiar os gestores de informações para o processo de tomada de decisão.

Carga horária: 800 horas
Polo ofertante: Mossoró
Coordenadora: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)

COOPERATIVISMO

O objetivo do Curso Técnico em Cooperativismo é qualificar profissionais para atuar nas atividades de planejamento organizacional, execução, controle e avaliação dos processos e dos ciclos de gestão, nas diversas modalidades de cooperativas, como das áreas de crédito, saúde, trabalho, educação, hospitalar, turismo e lazer, infraestrutura e prestadoras de serviço.

Carga horária: 990 horas
Polos ofertantes: Acari, Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Ceará-Mirim (Assentamento Rosário), Currais Novos, Itajá, Macaíba, Monte Alegre, Natal, São João do Sabugi, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenadora: Nildete Maria da Costa (nildete.etec@gmail.com)
Matriz Curricular

ELETRÔNICA

O objetivo do Curso Técnico em Eletrônica é formar profissionais para atuar na instalação, manutenção e implementação de sistemas eletrônicos contemplando a preparação de um profissional-cidadão que além do domínio de competências técnicas, valorize uma atuação ética e com responsabilidade social.

Carga horária: 1.200 horas
Polo ofertante: Natal

ESPANHOL

Objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras – Espanhol é incentivar o aprendizado da língua espanhola, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Carga horária: 600 horas
Matriz Curricular

FINANÇAS

O objetivo do Curso Técnico em Finanças é formar profissionais-técnicos para executar as operações financeiras, para tanto deve planejar, organizar e controlar os recursos financeiros visando contribuir para o bom desenvolvimento econômico e financeiro da instituição.

Carga horária: 800 horas
Polo ofertante: Martins
Coordenadora: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)

GERÊNCIA DE SAÚDE

O objetivo do Curso Técnico em Gerência de Saúde é formar profissionais para atuarem no gerenciamento de unidades de saúde, seguindo princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o exercício participativo, ético e crítico. Entre unidades públicas e privadas, observa-se a necessidade cada vez maior de uma gestão capacitada para oferecer o melhor serviço de saúde à população.

Carga horária: 1.200 horas
Polos ofertantes: Assu, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São José de Mipibu

INFORMÁTICA PARA INTERNET

O objetivo do Curso Técnico em Informática para Internet é formar profissionais para atuar na criação de sistemas para internet contemplando a preparação de um profissional cidadão, que além do domínio de competências técnicas, valorize uma atuação ética e com responsabilidade social.

Carga horária: 1.000 horas
Polos ofertantes: Angicos, Caicó, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros

INGLÊS

Objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês é incentivar o aprendizado da língua inglesa, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Carga horária: 600 horas
Matriz Curricular

MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

O objetivo do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática é capacitar os participantes na montagem e manutenção de equipamentos de informática, bem como no suporte aos usuários dos recursos de tecnologia da informação. O profissional desta área analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes, instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos.

Carga horária: 1005 horas
Polos ofertantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Jaçanã, João Câmara, Lajes, Macaíba, Macau, Monte Alegre, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz.
Coordenador: Carlos Henrique Grilo Diniz (carlos.chgd@gmail.com)
Matriz Curricular

MULTIMEIOS DIDÁTICOS

O objetivo do Curso Técnico em Multimeios Didáticos é qualificar trabalhadores para se apropriar, decodificar e mediar o uso dos recursos pedagógicos e tecnológicos na prática escolar. O técnico em multimeios didáticos deverá agir de modo planejado como educador, buscando a ampliação do conhecimento do educando, sua emancipação e autonomia, facilitados pelo uso dos recursos disponíveis na escola.

Carga horária: 1500 horas
Polos ofertantes: Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, São Paulo do Potengi e Vera Cruz
Coordenador: Alyson Moura Candido (alysom.moura@gmail.com)
Matriz Curricular

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

O objetivo do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais é formar profissionais para atuar na criação de jogos digitais contemplando a preparação de um profissional-cidadão, que além do domínio de competências técnicas, valorize uma atuação ética e com responsabilidade social.

Carga horária: 1.000 horas
Polo ofertante: Natal

QUALIDADE

O objetivo do Curso Técnico em Qualidade é formar profissionais para dá suporte ao sistema de gestão da qualidade, apoiando a difusão, implementação e gestão das normas técnicas, visando contribuir com os objetivos organizacionais.

Carga horária: 800 horas
Polo ofertante: Martins
Coordenadora: Ana Járvis de Melo Campos (ana_jarvis@yahoo.com.br)

QUÍMICA

O objetivo do Curso Técnico em Química é formar profissionais capazes de gerenciar e controlar processos industriais, atuando no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Além de planejar e coordenar os processos laboratoriais, realizar amostragens e análises, realizar vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Também, Participar no desenvolvimento de produtos e validação de métodos e atuar com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas.

Carga horária: 1.200 horas
Polo ofertante: Natal
Coordenador: Paulo Antônio Macêdo Silva (paulomacedoquimico@hotmail.com)

REDES DE COMPUTADORES

O objetivo geral do Curso Técnico em Redes de Computadores é auxiliar os negócios e processos em Tecnologia da Informação. Além disso, utilizando redes de computadores, planejar e implantar a infraestrutura de uma rede local de computadores incluindo redes wifi. Também, promover a utilização, a administração e o suporte de sistemas operacionais de redes e seus serviços de redes associados.

Carga horária: 1.000 horas
Polos ofertantes: Apodi, Caraúbas, Ceará-Mirim, Goianinha, Macaíba, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Touros
Coordenador: Carlos Henrique Grilo Diniz (carlos.chgd@gmail.com) 

SECRETARIA ESCOLAR

O objetivo do Curso Técnico em Secretaria Escolar é qualificar trabalhadores a operacionalizar processos de matrícula e transferência de estudantes, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes, além de controlar e organizar os arquivos com registros da vida acadêmica, processos de registro de conclusão de cursos e colação de grau.

Carga horária: 1200 horas
Polos ofertantes: Natal, Macaíba e Touros
Coordenador: Maria Deuzeni Lopes (deuzenilopes@gmail.com)
Matriz Curricular